Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

Piso de Cimento Queimado


O piso de cimento queimado virou moda em todos os lugares graças a seu aspecto despojado. Bem-vindo na maioria dos ambientes - exceto nas áreas em contato com água, onde se torna escorregadio -, ele é versátil e de fácil limpeza, vantagens que o fizeram conquistar até os consumidores mais exigentes. Mas a alerta para sua fragilidade (especialmente a versão caseira). Trincas, manchas e porosidade podem aparecer.

Principais problemas                           
 
-


Trincas: Causadas por pouca água na preparação, evaporação excessiva na cura (deve ser umedecida nos três primeiros dias) ou pelas trepidações da rua. Prevenção: não há o que fazer quanto à última causa. Para as outras, contrate mão-de-obra especializada para preparar a argamassa conforme o ambiente. Lugares expostos a sol, por exemplo, pedem massa mais úmida. Se necessário, faça intervalos menores (60 x 60 cm)
das juntas de dilatação

-


Manchas: Tanto as causadas pela concentração de cimento ou de pigmentos coloridos na massa quanto as de café e outros alimentos não são removíveis. Prevenção: na preparação da massa, use areia fina, lavada e clara mesmo para massas coloridas. "Neutra, ela não vai interferir e a cor ficará mais homogénea",já para evitar manchas de bebidas ou óleo, aplique, logo após a cura e antes do uso do piso, duas demãos de verniz
à base dágua.

-


Porosidade: A água da massa do cimento gera bolinhas de ar e, por questões físicas, elas sobem para a superfície. Prevenção: assim que o pedreiro terminar de aplicar a massa do cimento queimado, ele deverá alisar a superfície com a desempenadeira de aço várias vezes. "As bolinhas precisam sumir nessa etapa". Caso contrário, elas favorecem a descamação de pequenas partes do piso. 



 Mão-de-obra
Só contrate profissionais experientes para fazer o piso. "Não é tão fácil de colocar ",. Se optar pelos kits prontos, os fabricantes indicam mão-de-obra.


Principais cuidados




Proteção: pode ser feita com verniz, óleos hidrorrepelentes e ceras vendidos em lojas especializadas, como os três fabricantes acima. As reaplicações dos produtos variam conforme o tráfego de pessoas sobre o piso.   

Manutenção: limpar o piso com pano úmido, sabão em pó e desinfetantes diluídos. Evite água sanitária. "Algumas pessoas usam ácido muriático para tirar as manchas, mas ele corrói o piso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário